RELIGIÕES

 

Serão boas todas as Religiões?

 
 

 

         Por que os cristãos afirmam que Jesus é Deus? Porque eles ignoram outros mestres e os ensinos de outras religiões? Por que eles dizem que Jesus Cristo é o único meio de salvação e que não podemos aceitar qualquer outro meio para chegar a Deus? Estas são as perguntas mais comuns que temos enfrentado em nosso dia a dia.

         Quando olhamos para as religiões do mundo, verificamos que elas não estão apenas exigindo que nos associemos aos seus mestres, mas que neguemos a Divindade de Jesus Cristo, dando ao líder de cada uma delas igual ou maior importância da que damos ao nosso Senhor. Nesse caso, Jesus Cristo é sobrepujado por outros mestres, uma coisa que um cristão jamais poderia permitir.

         A maioria dos líderes de outras religiões nunca se opõe ao que Jesus Cristo pregou, ou então mudam Suas declarações, a fim de enquadrá-las no seu próprio contexto religioso. Infelizmente, isso está acontecendo também entre os "cristãos emergentes", por conta do seu ecumenismo. Jesus disse que os Seus adeptos deveriam seguir somente a Sua Pessoa e os Seus ensinos, tendo exigido exclusividade, não apenas naquele tempo, mas até o final da história da humanidade.

         O Islamismo, o Bahaísmo, o Mormonismo e muitas outras falsas religiões, todas elas afirmam que  o seu "profeta" fundador recebeu uma revelação divina, ou seja, uma nova revelação. Mas, por que deveríamos  aceitar essas afirmações humanas, que não podem ser comprovadas?

 Jesus Cristo "é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém." (Romanos 9:5);  portanto, vamos segui-Lo! Ora, se Maomé, Baha'u'lla, Buda, Krishna e outros são "deuses", que os ingênuos os sigam.  Pelo fato de alguém se apresentar afirmando ser "Deus", muitos acreditam, simplesmente porque desconhecem a Palavra de Deus, a qual nos liberta de todo engodo religioso. Infelizmente, nos tempos atuais, muitos têm seguido falsos mestres e falsos ensinos. Contudo, somente Aquele que desceu do céu, pregou Suas doutrinas infalíveis, morreu numa cruz, foi sepultado e ressuscitou do túmulo, é digno de crédito. Este fato é tão verdadeiro como o de alguém se atirando de um alto rochedo e se despedaçando, sem  a menor chance de sobreviver.

         Algumas pessoas afirmam que existem muitas semelhanças entre os mandamentos éticos e morais do Judaísmo e do Cristianismo com os de todas as religiões, como o Budismo, por exemplo, o que, de um certo modo,  é verdade. A religião pode revelar valores morais e até pode melhorar, temporariamente, a conduta das pessoas. Mas, no final de sua vida, ela jamais poderá garantir a salvação eterna, uma vida após a morte. Isso porque nenhuma religião apresenta uma solução definitiva para a maldade humana, ou seja, para o pecado.

         Romanos 1, versos 19-25, ensina-nos:

         "Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém".

            Também, lemos no mesmo capítulo desta Carta de Paulo, versos 28-32:

         "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem".

            Temos uma consciência para nos dirigir sobre o que é certo e o que é errado, sendo ela o nosso próprio juiz, em determinados momentos. Não importa qual seja o continente ou a religião seguida pela pessoa, ela sempre vai saber que é errado matar o seu semelhante. Isso mudaria, se todas as religiões e filosofias do mundo ensinassem o contrário, como uma forma de lei, o que não acontece. Deus colocou um sentimento de eternidade em nossos corações e sabemos que o que vemos nesta vida não representa tudo que existe. Por isso é que todas as religiões (exceto o Ateísmo, que também é uma religião) ensinam a existência de uma vida após a morte. Desse modo, podemos traçar os códigos éticos e morais das religiões, desde o início da história da humanidade. É aqui que o Cristianismo se eleva acima de todas as religiões do mundo, explicando tudo isso, através dAquele que é a fonte de todas as coisas.

         Mesmo dentro do contexto do Judaísmo e do Cristianismo, homens como Moisés e os profetas do Velho Testamento e Pedro e Paulo, do Novo Testamento, poderiam ter substitutos tão bons, como eles foram, o que jamais poderia acontecer com Jesus Cristo, o fundador do Cristianismo. Como escreve Charles Gore:

         "Receber esta verdade é ficar nocauteado diante do contraste que o Cristianismo apresenta, em comparação com as religiões do mundo. Por exemplo, o lugar que Maomé ocupa no Islamismo é totalmente diferente do lugar que Jesus Cristo ocupa dentro do Cristianismo e do que Moisés ocupa no Judaísmo. Nenhum dos fundadores de qualquer religião pôde declarar que estava falando como Deus. A substância do Islamismo, como religião,  fundamenta-se exclusivamente em um livro. A pessoa de Maomé está alicerçada simplesmente no fato de ser ele um "profeta de Alá", o qual, supostamente, teria recebido as revelações contidas no Alcorão.

         Quanto a Gautama, fundador do Budismo, considerado como um dos mais nobres indivíduos da humanidade, ele foi apenas o descobridor  dos métodos ou do caminho de um tipo de salvação, o qual significa  um meio de emancipação da exaustiva corrente da existência, até se chegar ao Nirvana, ou aniquilação final. Quando o budista encontra esse caminho, após muitos anos de exaustivabusca, ele está apto a ensiná-lo a outros iniciantes, sendo apenas um exemplo do seu próprio método, um dos muitos entre os iluminados, que poderão refletir sobre os outros a luz de um conhecimento superior."

         O que desanima as pessoas ingênuas, nessas religiões, é que os seus líderes complicam tanto as coisas que deixam os iniciantes confusos, sentindo-se inferiores e culpados, quando não conseguem satisfazer às suas exigências. Mas, a verdade é que todos esses fundadores de religiões foram cortados da Terra, pelo inimigo de todos nós - a morte física. 

Quando muitas pessoas afirmam: "Eu creio em Jesus Cristo", elas querem simplesmente dizer que acreditam no Jesus histórico; no homem bom, no grande mestre. Jamais acreditam que Ele seja o que nós, cristãos bíblicos, afirmamos que Ele é. Aquele Deus que está na Bíblia; Aquele Jesus que citou tantas vezes  o Velho Testamento, o Qual anunciava a Sua vinda, sendo Ele mesmo o centro de todas as profecias do V.T.; Aquele por quem e para quem tudo foi criado. Como esta é a única verdade, então Jesus não foi apenas um homem bom, nem um grande mestre. Ele é o Criador do universo, Aquele que realizou milagres inigualáveis, a fim de comprovar a Sua Divindade. Se pesquisarmos 3 ou 4 religiões do mundo, veremos que Maomé, Buda, Baha'u',lla e Krishna jamais puderam dizer "EU SOU", simplesmente porque não teriam como fazê-lo.

         O Evangelho de Cristo não é apenas uma verdade entre muitas, mas a única verdade. Ele não se compara às religiões que, hoje em dia, são escolhidas, do mesmo modo como se escolhem no self-service, os alimentos que nos apetecem. O Evangelho de Cristo é a Verdade absoluta; caso contrário, não existiriaverdade absoluta e ela existe!

JESUS CRISTO afirma que é a verdade, ou seja, que Ele é Deus. Ele é o Deus que vela pela Sua Palavra, preservando-a, eternamente.

         Um cético honesto procura conhecer a verdade, usando a evidência, enquanto um desonesto nega a verdade, mesmo contra a evidência. Quem for verdadeiro que esquadrinhe o coração, a fim de encontrar Deus, pois Ele diz (em Jeremias 29:13):  "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Ele se dirigia a Israel, buscando-O no cativeiro; mas esta frase pode ser também aplicada ao contexto da igreja.

         Quem não reconhece que é um pecador necessitado da graça e da misericórdia Divina, também não consegue aceitar Jesus Cristo como o seu grande Deus e Salvador.  Jesus disse aos judeus:

 "Se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" (João 8:24).  "Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU" (João 8:58).

"Eu e o Pai somos um" (João 10:30). Jesus Cristo é Deus ou então é um tremendo mentiroso. Mas eu creio que Ele é Deus porque Ele ressuscitou dos mortos.

         Jesus Cristo é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Ele é o Deus de Moisés, de Pedro, de Paulo, de todos os cristãos verdadeiros. Ele  veio ao mundo para salvar os pecadores. Esta é a mensagem do Cristianismo, a qual separa o TRIGO (os que crêem no Evangelho de Cristo) do JOIO (os adeptos das religiões do mundo). Quem não aceitar esta verdade insofismável, e não se converter ao Evangelho de Cristo, estará correndo o perigo de perder sua alma, eternamente.

 Nenhuma religião conduz a Deus, pois é o próprio Deus quem nos conduz a Ele mesmo. As religiões são um resumo do homem pecador e perdido tentando alcançar Deus.

 O Evangelho de Cristo é Deus descendo do céu para buscar o homem perdido, abrindo os Seus braços amorosos, numa rude cruz, para receber todos os pecadores, que aceitarem o Seu sacrifício, após ter dito, algum tempo antes: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:28-29).

         As religiões do mundo ensinam que o homem deve praticar boas obras para ser salvo. O Cristianismo bíblico ensina que o homem deve se entregar a Jesus Cristo, pela fé, a fim de, em seguida, praticar boas obras, que Ele mesmo vai operar em seu coração.

         O Cristianismo se resume  numa PESSOA - Jesus Cristo. Ele aponta para um túmulo vazio, de onde se ergueu o Rei dos judeus, pelo Seu próprio poder, a fim de comprovar  a Sua Divindade. Todos os fundadores de religiões estão mortos, aguardando que Jesus Cristo, o Supremo Juiz da humanidade, os convoque da morte física para a definitiva morte eterna.

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  João 3:16

 

RELIGIÃO OU SALVAÇÃO?

 

Vamos tentar aqui esclarecer o que significa ter uma religião, ou mais precisamente, ser uma pessoa religiosa. Antes de mais nada, informamos algo aqui muito interessante: quando Jesus esteve aqui em carne e osso, já existia no mundo de então, mais de trezentas religiões e seitas. E as que existiam nos locais onde o Mestre pisou,todas elas tentaram ser uma pedra de tropeço para Jesus (fariseus, saduceus, zelotes, herodianos etc). Ou seja, todas elas somente quiseram atrapalhar a obra salvítica que Ele veio realizar.


 


Para falar a verdade, elas não diferem em nada das muitas religiões que conhecemos hoje (mesmo algumas quase se auto-denominam cristãs). Ainda vemos muitos "fariseus" (que virou sinônimo de hipócrita) modernos metidos a cumpridores de lei se auto-justificando por aí. São chamados também de sepulcros caiados.
 
 
E no que deu tanta religiosidade, tanto zelo? No maior de todos os crimes já perpetrados pela humanidade a umhomem justo: a morte por crucificação, que era dada na época somente aos piores criminosos e monstros.Mataram o Autor da vida, justamente Aquele que nos viera mostrar o caminho para o Céu, um caminho diferente esimples, apenas apertado e estreito, do qual tentamos nos desviar de todas as maneiras por causa de nossa religiosidade.
 
Preferimos sempre escolher outro caminho, o nosso próprio caminho, o caminho da auto-justificação, do auto-conhecimento, do auto-renascimento, do auto-aperfeiçoamento, tudo à nossa própria maneira, para depois ainda pensarmos que somos os mais sabidões.
 
Vejamos o que diz a Palavra de Deus a respeito disso: Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não porém a sabedoria deste mundo, nem dos intelectuais deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos intelectuais deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca teriam crucificado o Senhor da glória(1Cor 2.6-8).
 
 
Na verdade, Jesus em nenhuma parte da Bíblia diz que Ele é a religião que devemos seguir. Vemos sempre Ele afirmando que é O CAMINHO, A PORTA, A RESSURREIÇÃO, A VIDA, O BOM PASTOR, entre tantas alegorias por Ele pronunciadas, para nos dar a entender que fora dEle não há outro, nem outra solução para o problema do pecado do homem que precisa ser resolvido diante de Deus. Jesus é o Criador, o resto é criatura.
 
 
Por isso, se somos do tipo que vive se desculpando e se retraindo para poder afirmar: Eu já tenho a minha religião, estamos cometendo um grande equívoco que pode custar toda uma eternidade. Jesus não está oferecendo a nós mais uma religião, mas nos dando gratuitamente a salvação com garantia de uma vida abundante aqui e agora e eternamente.
 
 
 
Se pararmos para pensar um pouquinho veremos que isso não existe em nenhuma religião do mundo e nunca houve. Jesus não nos diz que precisamos nascer e renascer em vários corpos por uma infinidade de vezes para que sejamos perfeitos. Isso é uma velha invenção do capeta que tem enganado a muitos que não examinam as Escriituras.
 
 
Ora, ora, não vamos morrer com a nossa religião (porque meu pai, meu avô, meu bisavô, meu tataravô era assim), mas vamos verificar a veracidade do que nos diz o Senhor Jesus. Não nos custa nada.
 
 
Por que deveríamos morrer na ignorância? Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).
 
 
Por que não ser libertado pelo Rei Jesus? Ora, não vamos cometer também o mesmo engano dos fariseus que disseram a Jesus: Nunca fomos escravos de ninguém (João 8.33). Eles que já tinham sido escravos dos babilônios, dos persas, dos gregos, e agora eram escravos dos romanos.
 
 
Mas não era desse tipo de liberdade que Jesus falava (e nos fala agora), mas da liberdade do espírito. Essa, para quem não sabe, é a verdadeira liberdade.
 
Não vamos nos enganar: quem não serve a Jesus, serve ao diabo. Não há outra opção. Nem existe essa coisa de neutralidade e muito menos de "ficar em cima do muro".

Deixem de pregar religiões, pregam igrejas criadas por homens, o ensinamento de Jesus foi para que pregássemos o Evangelho, mas ao invés disto os homens se preocupam em construir templos e se orgulham disto. Jesus está voltando e todas essas construções virarão pó e a religiosidade para nada servirá, as doutrinas criadas dentro das denominações são inventadas pelos homens que querem poder. Na verdade deveriam ler a Bíblia, conhecer a Palavra de Deus e sair pelo mundo pregando o Evangelho da Salvação.
 
E aí? Será que devemos optar pela nossa religião ? Será que devemos ficar com a tradição que nossos pais nos legaram? Ou será que o ensinamento de nossos antepassados é mais importante que o ensino do Autor da vida?
 
 
Oh, amigo, vamos deixar essa nossa religiosidade hipócrita de lado e vamos seguir apenas a Jesus, pois fora dEle não há a menor possibilidade de sermos salvos (Atos 4.12). Existem dezenas de religiões, mas só há um CAMINHO e este Caminho é o SENHOR JESUS CRISTOA Igreja de Cristo, a Noiva, não faz parte de denominação alguma, a IGREJA DE CRISTO É ESPIRITUAL.
 
 
 
Senhor Jesus, para quem iremos nós? Só tu tens as palavras da vida eterna (João 6.68).
 
 
CLIQUE NAS IMAGENS E LEIA ESSES SITES DE ESTUDOS SOBRE RELIGIÕES: